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Publicado em 6 de November de 2019 em Estadual - SC

Corpo de Bombeiros prepara automatização das renovações de alvarás

Por Clipping - Dia a Dia Tributário
Corpo de Bombeiros prepara automatização das renovações de alvarás

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC) prepara para implantar no início de 2020 a automatização das renovações de alvarás de funcionamento. A informação foi divulgada em reunião da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, ocorrida segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa.


“Desde o início do atual governo no CMB estamos mudando a ótica do processo de licenciamento com simplificação, digitalização, automatização e educação. Com a automatização das renovações de alvarás de funcionamento o cidadão entra no site e sai com o licenciamento, é automático, com monitoramento posterior”, anunciou o chefe da Diretoria de Segurança Contra Incêndios do CMB, tenente coronel Barcelos, acrescentando que a mudança será implantada em janeiro de 2020.


De acordo com o militar, a automação também valerá para os licenciamentos de baixa complexidade. No caso dos mais complexos, segundo Barcelos, o licenciamento continuará prévio, mas sua renovação será automática.


“Para o baixo risco já definimos um conceito, não licencia, não precisa de licenciamento, já está em vigor, já está valendo”, informou Barcelos.


O presidente da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, Bruno Souza (sem partido), questionou o militar sobre o poder discricionário da pessoa que está na ponta fiscalizando e ponderou a padronização da fiscalização.


“Temos na mesma cidade vários analistas falando línguas diferentes, são 34 instruções normativas, cada uma fala de uma coisa. Então a gente está definindo o objeto da análise, por exemplo, no extintor vamos fiscalizar isso e isso, tirando a subjetividade, que atrapalha o processo”, respondeu o oficial do CMB.


A representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), advogada Juliane Cassenelli, revelou que há dois meses um grupo de trabalho composto por servidores do IMA, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Secretaria do Meio Ambiente reúne-se para simplificar o licenciamento ambiental.


“Temos preocupação com a demora nas licenças, são pouquíssimos profissionais e uma média de 40% é renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO), que fica na fila daquele que está pedindo a primeira licença. Estamos estudando um meio de agilizar, de repente fazer auto-declaratória e depois vai a fiscalização ver”, relatou a advogada do IMA.


Quanto à padronização da fiscalização, Cassenelli explicou que o órgão está elaborando pareceres jurídicos com enunciados.


“Para deixar bem claro aquelas questões muito polêmicas estamos fazendo pareceres jurídicos com enunciados. O primeiro parecer já foi encaminhado para o presidente do IMA para ver se concorda, tudo para agilizar a licença, melhorar a vida do técnico e do empresário”, justificou Cassenelli.


Diretriz do Executivo


O representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, Helio Leite, elogiou a iniciativa do governo.


“Me fizeram ganhar a semana colocando que outros órgãos estão indo para o mesmo caminho de estabelecer normas claras, de sair da subjetividade, isso nos deixa muito felizes, é o caminho para eliminar a insegurança jurídica, vou torcer para que isso se torne realidade”, declarou Leite.


Grupo de trabalho


Bruno Souza convidou representantes das entidades que aceitaram o chamado da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização para organizar um grupo de trabalho.


“Será para criar propostas, com reuniões esporádicas, mas rotineiras. A gente precisa formar um grupo pequeno, disposto a se reunir duas ou três vezes ao mês para ver como a gente pode ajudar essa situação de excesso de burocracia e pressionar os órgãos responsáveis”, explicou o deputado.


Gabinete dentro


Bruno pediu à representante do IMA para que o órgão convide assessor do seu gabinete para participar das discussões sobre desburocratização nos órgãos públicos.




Fonte: Portal Contábil SC


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